Discovery Sport Forum banner

Roda sobressalente

3.8K views 4 replies 5 participants last post by  MarkAB  
#1 ·
Alguém sabe se uma roda sobressalente de 19 polegadas do Jaguar XF serve em um Disco Sport com rodas de 19 polegadas?

#2 ·
Pelo que consigo encontrar online, parece que o XF usa o mesmo furo e PCD que o disco desportivo, por isso pode montar fisicamente um pneu sobresselente no cubo, mas o pneu é outra história.

Parece que o diâmetro exterior dos pneus XF está entre 26,5 e 27 polegadas, dependendo se está em jantes de 18, 19 ou 20 polegadas. O pneu sobresselente terá um diâmetro exterior semelhante (provavelmente não uma correspondência exata, mas suficientemente próximo para ser utilizável temporariamente).

O DS usa pneus com um diâmetro exterior de cerca de 29 polegadas, o que, suponho, é uma diferença grande demais para tornar o pneu sobresselente XF utilizável.

A melhor forma de confirmar isto seria verificar as dimensões dos pneus no pneu sobresselente, e as dimensões nos pneus DS existentes (deveriam ser 235/55r19 para as jantes de 19 polegadas) e introduzi-los ambos em Tiresize.com para ver a diferença de tamanho.

#3 ·
Na minha opinião, a circunferência exterior de um economizador de espaço é irrelevante, estará limitado a 50 mph e a fazer curvas muito mais lentamente do que o normal. O Micra da Gills tinha um economizador de espaço que era muito, muito menor do que as rodas normais, mas levou-a para casa, que é o objetivo.

#4 ·
Na realidade, os travões determinam o tamanho do pneu sobresselente que pode usar. Os D240 e a gasolina têm discos dianteiros maiores, por isso precisam de pelo menos uma roda de 18", creio que o D180 pode safar-se com um pneu sobresselente de 17" - alguém virá e me avisará se eu estiver errado.

Na minha opinião, a circunferência externa de um pneu sobresselente é irrelevante, estará limitado a 50 mph e a fazer curvas muito mais lentamente do que o normal.
Gills Micra tinha um pneu sobresselente que era muito, muito menor do que as rodas normais, mas levou-a para casa, que é o objetivo.
Olá
Você está certo.
Tenho uma roda de 17'' para o meu d180. Foto em anexo.

#5 ·
Tenho um estepe 155/85R18 com rodas de estrada 235/55R19, se isso ajudar. Não me lembro do tamanho dos estepe dos meus XF, mas ambos eram de liga - um deles foi pintado de laranja brilhante!